
Lucilia Bahleixo
Dança Espanhola
Lucília Bahleixo é bailarina, coreógrafa e produtora de eventos e espectáculos. Formou-se em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana, fez um estágio internacional em Dança Contemporânea no Laban Center London e foi bolseira do estado português em formação de Dança Espanhola na Escuela Amor de Dios, em Madrid. Apaixonou-se profundamente pela Dança Espanhola e continua a fazer formação com professores de renome. Em 2000 criou a Companhia de Dança Espanhola, o Cuadro Flamenco e desde então tem criado e produzido espectáculos em grandes salas do nosso país. Em 2002 funda a Companhia de Dança Contemporânea de Sintra.
Em 2011 um dos seus trabalhos coreográficos de Fado abriu a Gala da Amália Rodrigues a convite da própria Fundação. Esta produção foi também apresentada em Luxemburgo e em Casablanca. Trabalha muito por projectos e com bailarinos convidados. Aqui ficam alguns exemplos de grandes produções suas e que também brilharam com coreografias suas: “Eterno Branco”, “Quinto Elemento”, “Amo-t”, “Caminhos”, “Ventos do Ocidente, Ventos do Oriente”, “Chama-me Fado”, “O Mundo que Dança”, “Tu em Mim”, entre outros.
Lucília tem sido responsável por produções de grande impacto em território nacional e internacional. Dançar o Fado é também outras das suas grandes paixões.
Desde 2000 que é a directora artística das Academias de Dança Ai!a Dança, que tem vindo a crescer cada vez mais ao longo destes anos. Com acção em Sintra, Loures, Santa Iria de Azóia e Pontinha, centenas de alunos aprendem vários estilos de dança e têm a possibilidade de pisarem grandes palcos nos espectáculos organizados pela Academia. A filosofia da Lucília é retirar a dança do seu elitismo e transformá-la numa arte acessível e compreensível ao grande público.
Em 2012 criou o Festival Corpo – Festival Internacional de Dança- e desde essa altura que profissionais e seus alunos de qualquer canto do mundo têm a possibilidade de apresentar os seus trabalhos em dois dias com muita dança e arte no geral, de forma a festejar o dia Internacional da Dança.
Classes

Dança Espanhola
Proveniente da região de Andaluzia, no sul de Espanha, a Dança Espanhola (Flamenco) remonta ao século XVI, como resultado de uma mescla de culturas e influências (árabe, judaica, cigana). É uma arte que comunica através das mãos, das expressões faciais e do seu sapateado marcante.