Bárbara Henriques

Contemporânea 

Dança contemporânea infantil e adultos

É bailarina e professora de dança. Lecciona dança Clássica e Contemporânea, tendo criado as obras coreográficas “Sim–Não–Nim”e “mesmo parada estás no espaço”, e outras coreografias para espetáculos de estúdios/ escolas (2021-2025).

Licenciada em dança pela Escola Superior de Dança de Lisboa (2018 – 2021) e com anterior formação RAD (2007 – 2018).

Desde 2016 que frequenta workshops e masterclass de técnicas de dança clássica e contemporânea, jazz, hip hop, improvisação e bodyfulness, de forma a complementar e actualizar a sua formação, na qual destaca Amélia Bentes, Ana Cymbron, Ana Moreno, Bárbara Griggi, Cristina Graça, Inês Pedruco, Maria João Gouveia, Sylvia Rijmer e Vítor Garcia.

Participou em “A Ilha” de Víctor Hugo Pontes e Marco da Silva Ferreira, em “A Carta de Smith” do grupo 37.25 e em “6 para 6” de Maria João Gouveia (2021-2023). Apresentou-se ainda como intérprete de dança na ópera “Orfeu e Eurídice” com a Sinfonietta de Ponta Delgada no Teatro Micaelense (2022), na performance “Na Terra e no Ar com Água e Fogo” no Jardim José do Canto em Ponta Delgada (2022), no espetáculo “Half-Heard” de Jenny Rocha (2021), no Projecto Compota “UM+UM=UM” (2020-2021) e no videoclipe “Melodia” de Sarcy J. (2020).

Em 2023 cria o solo “Outro”, a ser apresentado no Festival de Solos – Singularidades (Fevereiro 2024, em S. Miguel), e em 2024 uma apresentação de dança para a celebração do 25º aniversário da Wondercom.

Apresenta também experiência em produção de espectáculo e direcção de cena.

Aulas

Dança contemporânea

A Dança Contemporânea é um estilo de dança moderna voltada para a diferença e inovação no mundo artístico.

Algumas das técnicas que irão ser trabalhadas ao longo das aulas são release, floor workfall e recovery e improvisação, através de pequenos exercícios de preparação e coreografias, onde se abordam conteúdos como peso, gravidade, centro, equilíbrio e desequilíbrio, de acordo com os elementos de espaço e tempo.

Sabe mais